quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Apresentação virtual da comunicação 61:

VISITA DE ESTUDO A UM JARDIM BOTÂNICO: UMA ABORDAGEM IBSE PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INVESTIGATIVAS DOS ALUNOS

Gonçalo Nuno Carreira Pereira
Helena Moita de Deus



Os comentários estão abertos e são bem vindos.

5 comentários:

  1. Olá, bom dia! Gostaria de assistir a apresentação do paper 62 e 64

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Por dificuldades técnicas ainda não nos foi possível disponibilizar online algumas das comunicações, pelo que pedimos desculpa. Estamos a tentar resolver o problema.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia professor Gonçalo. No desenvolvimento do trabalho investigativo realizado, foi considerado a possibilidade do envolvimento de outros professores/disciplinas na perspectiva de ampliar o olhar investigativo dos estudantes? Poderias comentar um pouco mais sobre a importância do desenvolvimento de atividades investigativas na escola? Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde! Nesta atividade não foi considerado o envolvimento de outras disciplinas porque a mesma foi desenvolvida aquando da realização de duas ações de formação sobre IBSE! Neste sentido a planificação e aplicação da atividade foi realizada num curto período de tempo.
    A visita de estudo ao jardim botânico nesta escola envolveu as cinco turmas de alunos da escola do 8.º ano, mas a metodologia de IBSE só foi aplicada nas minhas duas turmas, sendo que os resultados dizem respeito apenas a uma turma. As colegas que trabalhavam com as outras três turmas realizaram a visita aplicando um guião mais dirigido que eu tinha desenvolvido anteriormente.
    O ideal seria que as investigações envolvessem o mais disciplinas possíveis para da uma perspetiva da ciência mais integradora, multidisciplinar e realista.
    A aplicação de atividades investigativas é fundamental mas nem todas as pessoas estão preparadas para realizar o trabalho de preparação que este tipo de atividades implica e também nem todos os professores estão disponíveis para sair da sua área de conforto e arriscar um pouco!
    Em Portugal os programas/metas curriculares são muito extensos e Às vezes essa é uma desculpa para a não realização de atividades investigativas mas este tipo de atividades acaba por integrar uma panóplia alargada de conteúdos e competências e acabam por ser mais uma solução do que um problema quanto ao "suposto" cumprimento programático!
    Obrigado pelas suas questões!

    ResponderEliminar