Apresentação virtual da comunicação 15:
O ENSINO DAS OPERAÇÕES NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE JOGOS: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
Alessandra Aparecida Gonçalves
Veridiane De Oliveira Chaves
Viviane Aparecida Bagio
Os comentários estão abertos e são bem vindos.
Bom dia professora Viviane, parabenizo pelo trabalho apresentado. Me pareceu que os estudantes já devem ter um bom domínio das quatro operações, sendo assim, vocês utilizam o jogo durante o ano todo? Em que situações? Por fim, é possível tornar o jogo mais complexo na medida em que os estudantes vão ampliando seu conhecimento matemático? Obrigado.
ResponderEliminarOlá professor José, agradeço seu comentário. Obrigada pelo carinho e atenção.
EliminarQuanto às perguntas, esse jogo foi utilizado para a pesquisa de conclusão do curso de pedagogia, em agosto do ano passado e, não foi utilizado mais vezes por motivos que não convém destacar.
Posteriormente, apresentamos ele em uma palestra e discutimos quanto à sua abrangência e possibilidade de uso e, percebemos que ele pode ser sim, utilizado ao longo do ano, com uma variação nas regras ou até com a construção de dados com outros números, ou o uso de mais de três dados, por exemplo.
Essa questão da complexidade também foi algo que testamos com esse jogo e ele ainda pode ser utilizado com outras operações (como fatorial, raiz quadrada, exponencial) desde que condizente à idade dos alunos. Por isso a sua escolha, pois com o mesmo material, é só adaptar as regras e ele pode ser utilizado em praticamente toda educação básica.
Agradeço a atenção e espero ter sanado suas dúvidas. Qualquer coisa estamos à disposição.
Esclarecido, muito obrigado.
ResponderEliminar